As opções de tratamento dos nódulos de tireoide aumentaram nos últimos anos. Mas existem alguns mitos ainda no tratamento dos nódulos de tireoide.
As medicações para a glândula tireoide visam apenas resolver um problema funcional da glândula tireoide, que está produzindo muito ou pouco hormônio. Essas medicações não irão atuar contra os nódulos da tireoide.
O tratamento com iodo radioativo é muito utilizado para o tratamento do câncer avançado da glândula tireoide e casos de hipertireoidismo onde as medicações não surtiram efeito. Porém, não deve ser utilizado para tratar nódulos de tireoide. Pode aumentar o risco de outras neoplasias e dificultar muito uma cirurgia posterior caso seja necessária.
A alcoolização dos nódulos e a ablação com radiofrequência são tratamentos relativamente novos e são eficientes para alguns nódulos. A alcoolização é feita com injeção de uma substância a base de álcool dentro do nódulo e diminui o tamanho desse nódulo. Porém, deve ser utilizada para nódulos cístico.
A ablação com radiofrequência está indicada para nódulos benignos. Uma agulha é inserida nesse nódulo que através de um aparelho utiliza a radiofrequencia para “queimar” esse nódulo que acaba diminuindo de tamanho. Mas deve ser utilizada para nódulos benignos, preferencialmente, e que estejam produzindo sintomas. Isso reduz a utilização do método.
A cirurgia é o tratamento definitivo para todos tipos de nódulos.
Kommentare